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Conquista da PA 150

O Governo do Pará realizou a concessão de trechos do Subsistema Rodoviário pela primeira vez, por meio da Secretaria de Estado de Transportes (Setran). O leilão foi vencido pelo Consórcio Conquista do Pará, representado pela Mundivest, que apresentou uma oferta de R$ 10 milhões. O Consórcio é composto pelas empresas Encalso, Conata, Infracon e OCC, e o leilão ocorreu em 15 de março, na sede da B3, em São Paulo.

O projeto concedido inclui seis trechos de rodovias no Estado, abrangendo a exploração da infraestrutura e a prestação de serviços públicos, como recuperação, operação, manutenção, monitoramento, conservação, implantação de melhorias, ampliação da capacidade, gestão de segurança rodoviária e manutenção do nível de serviço. O prazo da concessão será de 30 anos.

Prevê-se que o projeto trará investimentos de R$ 3,7 bilhões, enquanto os custos operacionais são estimados em R$ 3,2 bilhões. Este é o primeiro leilão de rodovia na história do Pará e o primeiro leilão do estado realizado na B3. A concessão terá um impacto direto na economia, pois engloba trechos relacionados ao transporte de cargas em uma região com atividades pecuárias, mineração de minério de ferro, produção de papel, celulose e grãos.

Abaixo estão listados os trechos que fazem parte do projeto e foram concedidos ao Consórcio Pará:

– Trecho da PA 150: Morada Nova – Goianésia do Pará – Entr. PA 475/256, com extensão de 333,00 km;
– Trecho da PA 475: Entr. PA 150/256 – Entr. PA 252, com extensão de 41,60 km;
– Trecho da PA 252: Entr. PA 475 – Entr. PA 151/252, com extensão de 42,30 km;
– Trecho da PA 151: Entr. PA 252 – Entr. PA 483/Alça Viária, com 21,50 km;
– Trecho da PA 483: Acesso Área Portuária Vila do Conde (Barcarena) – Entr. PA 151/Alça Viária, com extensão de 18,60 km;
– Alça Viária Sul de Belém: Entr. PA 151/483 – Entr. BR 316/010, com extensão de 69,40 km.